Hoje é dia 15/12/17

Notícias » Polícia

SEGURANÇA PÚBLICA: Representantes políticos e do comércio se reúnem no Comando da Policia Militar para tratar de ações efetivas contra a violência em Mirassol D'Oeste

07/12/2017 às 06:19

Fonte: Da Redação com MU

Mirassol D’Oeste, vive uma insegurança ou falta de segurança pública, situação essa sentida e reclamada por todos os segmentos da sociedade, devido ao aumento da escalada de violência. As forças policiais desta cidade, por sua vez, não teêm conseguido avaliar, controlar e evitar.

Na tarde de ontem, quarta-feira, 06/12, ocorreu uma reunião na sede do 17º Batalhão de Policia Militar, com representantes das Polícia Militar, da prefeitura, vereadores e sociedade organizada, discutindo ações efetivas de combate à violência no município, sobretudo à onda de roubos e furtos.

A iniciativa partiu da técnica de Segurança Pública, Márcia Rodrigues, moradora da cidade, que teve o apoio de comerciantes locais.

"O objetivo foi traçar um plano de ação com o envolvimento de todos os segmentos da sociedade, em três eixos: prevenção, tratamento e repressão", disse.

A reunião contou com a presença do prefeito eleito Euclides Paixão (PP), do Comandante Adjunto da Policia Militar, Ten. Coronel Waldez Moura Tapajós, do Major PM Barros, dos vereadores Ronaldo da Ambulância (PRB), João Galinha (PSD), Pele Cabeleleiro (PSD), Marlizinha da Educação (PSD), entre outros. Convidados, nenhum representante da Policia Civil compareceu.

Durante o encontro, os vereadores e comerciantes destacaram a importância de constituir um organismo permanente, dentro de suas atribuições, para combater a violência em Mirassol D'Oeste.

Os vereadores se manifestaram, dizendo que serão feitos requerimentos ao Governo do Estado de Mato Grosso solicitando mais efetivo e estrutura para os policiais civis e militares, de estudos de um Plano de Enfrentamento a esses delitos, além da viabilidade de conseguir verba para a manutenção das câmeras instaladas na cidade.

O Ten. Coronel Tapajós disse que o envolvimento da sociedade civil organizada, denunciando crimes é um dos fatores que têm ajudado a Polícia Militar a atuar de forma efetiva no combate à criminalidade. “Iremos buscar um reforço junto ao Comando Geral da Policia Militar, principalmente nesse período natalino, além de solicitar o apoio da Policia Civil nessas ações de enfrentamento”, comentou.

Ficou estabelecido pelos presentes, dentre algumas ações, o horário de fechamento dos estabelecimentos comerciais, uma cartilha com dicas de segurança para divulgação na mídia local, entre outras medidas.

O prefeito eleito Euclides Paixão elogiou a reunião, acreditando em políticas sociais como sendo o início da criação da cultura de paz no município. Mas também enxerga como sendo de grande importância as ações de repressão e monitoramento.

“Vamos trabalhar de um lado com ações sociais e de outro com o enfrentamento direto”, disse.